... o perfume do que perdeu


Terminei de assistir à entrevista do ator e sua frase final impactou também a entrevistadora: “Feliz é aquele que conhece o perfume do que perdeu.”
Forte e até soa como dramalhão mexicano pra quem não quer aprofundar na coisa.
O ditado mexeu comigo porque minhas memórias afetivas estão particularmente ligadas ao olfato e ao paladar... uma mistura sinestésica, admito.
Como ando desgostosa dos sabores que tenho ingerido (isso merece um post!), instantaneamente o cheiro de pessoas e tempos me abraçou e eu fiquei pequenininha de novo; com 5 anos pra ser mais exata. Naquela época eu não tinha consciência ainda, mas estava perdendo presença e sentimentos importantes que me dariam trabalho na vida.
Hoje eu entendo que existem coisas que perdemos e que “precisamos” perder pra que o novo assuma seu lugar. E só pode “conhecer o perfume do que perdeu” quem teve algo ou alguém essencial que, de alguma forma, faltou. Eu não posso negar que o perfume é um benefício natural das perdas e, de fato, é sábio quem o (re)conhece, mas longe de ser uma compensação.
“Dar conta” das lacunas que existem em nós é simplesmente saber que elas existem; é nos perdoar por não saber lidar com esse buraco da perda; é nos permitir sentir de novo o seu perfume; e é também reconstruir. Mas isso, na medida do possível.

2 comentários:

  1. É isso mesmo, amiga!! Acredito que o que nos impede se assumir nossas perdas é o medo, a falta de coragem, mas isso bem trabalhado tem grandes chances de se ter um final feliz, sem falar no amadurecimento espiritual que nos traz! O mais perigoso pra mim, são pessoas que vivem achando que perder é coisa de fraco, de incompetente, de incapaz, essas na verdade são as maiores perdedoras! Pois só se é capaz de encontrar algo, quando se assumi que perdeu algo, quando se tem a humildade e coragem de admitir a nossa insignificância diante de certas coisas da vida. Tem gente que morre sem descobrir isso, que morre sem se conhecer, sem saber o que realmente significou no mundo e na vida das pessoas,ou seja, morre sem ter sido feliz, isso é muito triste né!!! Mas encerro com uma frase que adoro;" No amor a gente perde pra poder ganhar.."

    Tenho muito orgulho de vc... Te amoo

    Bjs

    Lara

    ResponderExcluir
  2. Muitas vezes passei por estas fases de perder o perfume e de não saber entender o que era,mas hoje vejo que cresci e meu amdurecimento é muito maior do que pensava,mas acredito que a dor no parar de sentir esse perfume é doído e sofrido,mas ás vezes nos compensa e muito.E só tenho a agradecer a Deus por ter me dado esta pessoa maravilhosa que vc é.Te amo.Bjos.Tia Vera

    ResponderExcluir